Enviando formulário…

O servidor encontrou um erro.

Email cadastrado!

SOBRE A WAS

AVENTUREIROS

CONTEÚDO

PROJETOS

INÍCIO

BENEFÍCIOS

WAS BLOG

ASSOCIE-SE

one world, one life, one great adventure...

TRAVESSIAS EXTREMAS

ACOMPANHE A EXPEDIÇÃO

Aventureiros farão travessia inédita no Salar de Uyuni durante primeira expedição oficial da World Adventure Society

O CENÁRIO

MAIOR DESERTO DE SAL DO MUNDO

EXTENSÃO A SER PERCORRIDA A PÉ: 285km

TEMP. MÍNIMA ESPERADA: APROX. -10ºC

TEMP. MÁXIMA ESPERADA: APROX. 20ºC

VARIAÇÃO TÉRMICA DIÁRIA: APROX. 30ºC

SENSAÇÃO TÉRMICA APROX.: -30ºC A 35ºC

VARIAÇÃO DA SENSAÇÃO.: +/-65ºC

ALTITUDE MÉDIA: 3.656m

PRECIPITAÇÃO NO PERÍODO: 0mm

 

 

SALAR DE UYUNI

O Salar de Tunupa ou Salar de Uyuni, como é mais conhecido, é o maior deserto de sal do mundo, formado por um platô com área maior que 10.000km2. Devido à altitude de 3.656m, condições climáticas extremas e a presença do sal, a região é inapropriada para o desenvolvimento da biodiversidade.

As temperaturas do Salar podem variar entre 6°C a 30°C no verão e chegar a mínimas de -25°C no inverno. Os fortes ventos podem provocar sensações térmicas de -40°C. Por causa do ar rarefeito e da superfície reflexiva do solo, a radiação solar se propaga com mais intensidade, provocando sensações térmicas mais extremas. Por esta mesma razão as temperaturas baixam bruscamente quando o sol se põe, fenômeno agravado pelas propriedades físicas do sal, que acumula calor apenas numa fina camada da superfície. Na maior parte do ano o Salar é seco e não se encontra água em nenhum ponto de sua extensão, exceto nos meses de janeiro a março, quando chove uma média de 300mm. Mesmo assim a água é imprópria para o consumo devido ao altíssimo teor de sal.

Durante oito dias de expedição, Antonio Fonseca e Coronel Leite caminharão a pé, puxando cada um uma pequena carreta com todos seus equipamentos e suprimentos de comida e água que precisarão para sobreviver, a travessia terá 165km de extensão, tendo início no extremo sudeste, em Uyuni, e final no extremo noroeste do salar, em Llica.

A paisagem bela e inóspita de Salar de Uyuni é o ambiente perfeito para uma desafiadora aventura.

São poucos os pontos onde a paisagem é diferente. Trata-se de ilhas de terra com alguma vegetação adaptada àquele ambiente.

UMA TRAVESSIA EXTREMA

O homem sempre explorou. Desde os tempos da pré-história sabe-se que o ser humano, por motivos diversos como caça, clima e outros, buscou conquistar novos territórios se aventurando em caminhos desconhecidos e inóspitos.

A pré-história se foi, mas a necessidade da conquista continua presente em nosso DNA, não pelos mesmos motivos, mas pelo desejo de desenvolvimento pessoal.

Por isso, dois aventureiros sairão em busca de uma nova conquista pessoal. Movidos pela busca de um eu melhor, da superação dos limites e de uma missão complementar ainda não divulgada, vão encarar um grande desafio...

O objetivo da expedição é fazer a travessia do Salar de Uyuni em sua maior extensão caminhando aproximadamente 160km durante oito dias no sentido sudeste-noroeste. Mas não é só isto. Há uma outra missão que os aventureiros guardam em sigilo total e que, junto com esta travessia, levará o Brasil a mais uma emblemática e inédita conquista no segmento outdoor mundial.

Antonio Fonseca é vice-presidente da WAS, experiente guia de montanha e explorador com um currículo repleto de experiência na região dos Andes e no altiplano boliviano. Coronel Leite é coronel da Força Aérea Brasileira e mestre em salvamento e resgate com vasta experiência em ambientes inóspitos. Ele foi um dos líderes do resgate do acidente do voo Gol 1907 em 2006.

A expedição será registrada em audiovisual pelo experiente aventureiro e fotógrafo Alberto Andrich, presidente da WAS. Ele será o responsável pela produção e direção do documentário e da série Travessias Extremas e terá ao seu lado o caçador de auroras boreais Marco Brotto, experiente fotógrafo que completará sua equipe de produção.

 

O CENÁRIO DO DESAFIO

O salar de Tunupa ou salar de Uyuni, como é mais conhecido, é o maior deserto de sal do mundo, formado por um platô com área maior que 10.000km2. Devido à altitude de 3.656m, condições climáticas extremas e a presença do sal, a região é inapropriada para o desenvolvimento da biodiversidade.

As temperaturas do salar podem variar entre 6°C a 30°C no verão e chegar a mínimas de -25°C no inverno. Os fortes ventos podem provocar sensações térmicas de -40°C. Por causa do ar rarefeito e da superfície reflexiva do solo, a radiação solar se propaga com mais intensidade, provocando sensações térmicas extremas. Por esta mesma razão as temperaturas baixam bruscamente quando o sol se põe, fenômeno agravado pelas propriedades físicas do sal, que acumula calor apenas numa fina camada da superfície.

Na maior parte do ano é seco e não se encontra água em nenhum ponto de sua extensão, exceto nos meses de janeiro a março, quando chove uma média de 300mm. Mesmo assim a água é imprópria para o consumo devido ao altíssimo teor de sal.

Durante a expedição, Antonio e Leite caminharão a pé, puxando cada um uma pequena carreta com todos seus equipamentos e suprimentos de comida e água que precisarão para sobreviver, a travessia do Uyuni terá aproximadamente 160km de extensão, mas não acaba aí. Há uma segunda etapa que só será revelarão na volta.

 

CONTEÚDO

Além do objetivo de fazer esta grande travessia, o projeto será usado como base de geração de conteúdo para uma web série e um documentário.

APOIO

PATROCÍNIO

EXPEDIÇÃO PARCEIRA

6 HARD XPEDITIONS

Uma das maiores expedições multiesportivas já realizadas

por Fernanda Lupo

© divulgação

Enfim, após uma exaustiva jornada de quase seis anos de treinos e minuciosa logística, eu e o meu parceiro de vida e profissão à frente da Photoverde Produções, o também atleta-documentarista Márcio Bortolusso Doc-Explorer, estamos iniciando o maior projeto das nossas vidas, parte de um desafio ainda maior que se estenderá por alguns anos.

Às vezes acompanhados de renomados expedicionários e na contramão do “mercado outdoor”, o projeto 6 Hard Xpeditions nasce sob a forma de uma aventura verdadeiramente pioneira, extremista e de longa duração. Durante uma extraordinária viagem de cerca de 9 meses e mais de 12 mil quilômetros, percorrendo alguns dos rincões mais belos e preservados do nosso continental país e vivenciando culturas tradicionais riquíssimas e áreas naturais repletas de animais selvagens, em sua primeira etapa realizaremos 6 expedições inéditas - desafios de elevado risco, grande desgaste físico e psicológico, apenas com tração humana durante as atividades, sem apoio externo, non-stop, com logística minimalista e,

para apimentar um pouco mais, praticamente em sequência.

Gratidão eterna às empresas DURACELL, LG, GORE-TEX e BRASIL KIRIN, que ao lado de dezenas de outros excelentes empresários nos ajudaram a viabilizar centenas de equipamentos e serviços e com visão e confiança absoluta acreditaram em nossas aparentemente insanas ideias e transformaram o projeto 6 Hard Xpeditions em uma incrível realidade. Estamos extremamente felizes por iniciar a nossa desafiadora aventura exatamente com o suporte dos importantes parceiros com quem há anos sonhamos trabalhar ou já realizamos valiosas ações juntos.

Em breve falaremos um pouco mais sobre estas e outras incríveis parcerias, como os convites para fazermos parte da FORD SPORTS  (Divisão de Marketing Esportivo da agência Ford Models) e da  WORLD ADVENTURE SOCIETY (rede internacional composta por experientes aventureiros de 35 países).

MEGA DESAFIO NUNCA ANTES TENTADO POR QUALQUER AVENTUREIRO

Com cerca de 9 meses de duração, o projeto 6 Hard Xpeditions é a realização de SEIS EXPEDIÇÕES INÉDITAS E EXTREMAS: de elevado risco (constantemente  enfrentando  áreas  e  situações  perigosas),  grande  desgaste  físico e psicológico, apenas com tração humana durante os desafios, alta dificuldade (atividades que exigem técnicas avançadas, etc.), sem  apoio  externo,  non-stop (sem  intervalos  em cada  etapa), com logística minimalista (sem carregadores, animais de carga, etc.) e, o que é mais raro, praticamente em sequência!

Segundo importantes jornalistas, publicitários e atletas, trata-se de UMA DAS MAIORES EXPEDIÇÕES MULTIESPORTIVAS JÁ REALIZADAS, alternando explorações em regiões de beleza singular muitas vezes inexploradas - árdua travessia remando e rebocando um pesado caiaque por entre intermináveis labirintos formados por florestas remotas e tensas áreas alagadas, circum-navegações de ilhas paradisíacas com SUP percorrendo uma temida zona marítima, exaustiva ultramaratona de centenas de quilômetros, dias de exigente escalada na íngreme face rochosa de uma imponente montanha, descida de um encachoeirado cânion com um dos maiores desníveis altimétricos do Brasil e um valoroso trabalho de pesquisa e mapeamento de cavidades submersas envolvendo descobertas inéditas ao público.

Com início e término no Arquipélago de Ilhabela, morada e point de treinos deste ousado casal de aventureiros, no total será uma extraordinária jornada de mais de  12 mil quilômetros percorrendo alguns dos rincões mais belos e preservados do nosso continental país, vivenciando culturas tradicionais riquíssimas e áreas selvagens repletas de onças e jacarés, aves raras e grandes primatas, botos e até baleias.

Com logísticas complexas e custosas e fruto de quase seis anos de preparativos e treinamento, o grandioso e pioneiro projeto 6 Hard Xpeditions só se tornou realidade graças à visão e confiança das empresas Duracell, LG, Gore-tex e Brasil Kirin e de dezenas de outros empresários que colaboraram diretamente com a viabilização de cerca de 265 equipamentos e serviços, além de inúmeros cursos e treinamentos que vão de Primeiros Socorros para Áreas Remotas à incomuns sessões de Mergulho em Apneia Dinâmica carregando pedras no fundo do mar. “Em 22 anos trabalhando no difícil segmento Aventura tive o privilégio de realizar inúmeras ações junto a bons patrocinadores e apoiadores, muitos dos quais se tornaram grandes amigos, mas neste projeto estamos realmente impressionados com a ótima energia e confiança que nos foi depositada pelos excelentes parceiros que acreditaram em nossas aparentemente insanas ideias”, afirma Bortolusso.

Para mais informações, acesse o site do projeto:

http://www.6hardxpeditions.com

PROJETOS

one world, one life, one great adventure...

Av. do Contorno 5.823, Sl 1504, Carmo CEP 30110-035 Belo Horizonte MG  •  Telefone: +55 31 3244-0541

Copyright © 2016-2017 by World Adventure Society. All rights reserved.