O estado do Mato Grosso do Sul, situado no centro-Oeste do Brasil abriga uma das maiores biodiversidades do país e do planeta, sendo assim necessária a implementação de ações ambientais visando sempre a preservação desse espaço. Sua capital é Campo Grande localizada a 297 km do município de Bonito. Sobre sua economia as principais atividades econômicas são a agricultura, a pecuária e a mineração, além do turismo sustentável que vem anualmente atraindo milhares de turistas para o estado.
Nossa aventura se dará no incrível Abismo Anhumas situado a 23 km do centro de Bonito e que somente foi descoberto na década de 1970 após um incêndio que aconteceu na mata da fazenda Anhumas onde se encontra o mesmo. Após o incêndio percebeu-se que havia um buraco e quando foram investigar mais a fundo descobriram que dentro daquela abertura existia uma magnifica caverna cujo interior possui um lago com águas cristalinas que vai até 80 metros de profundidade.
Suas operações para turistas de aventura tiveram início em 1999 e nem se imaginava do poder turístico desse lugar. Para se chegar ao lago é necessário fazer um rapel (hoje elétrico) de 72 metros de altura. Uma aventura realmente incrível quando, na medida que você vai descendo, vai vendo e admirando a imensidão daquele belíssimo salão de espeleotemas de formações calcárias. O salão fica melhor iluminado naturalmente apenas entre dezembro e início de fevereiro.
Sobre o mergulho nesse premiado ponto de ecoturismo brasileiro, a profundidade máxima permitida para mergulhadores recreacionais é de aproximadamente 18 metros onde podemos contemplar lindas formações calcárias formadas principalmente de cones e, dentre estes, o maior cone submerso do mundo. Durante esse passeio submerso ainda podemos ver a ossada de um tamanduá em ótimas condições e a temperatura da água é de cerca de18 graus.
Para concluir podemos perceber que em alguns lugares do Brasil existe preocupação com o turismo sustentável e a experiência vivida nessa aventura pelo Abismo Anhumas procurou evidenciar esse fato. Ficamos em contato direto com a natureza, usufruindo de segurança e contemplando um lugar único que respira preservação.